Alimente a sua memória!

A falta de memória é algo que nos preocupa a todos. Pelo que é importante conhecer alguns alimentos que podem ajudar a combater o esquecimento.

Não pense que só o stress e a idade são culpados pelo esquecimento, a forma como se alimenta também é responsável pela saúde e capacidade mental.
Lembre-se que uma alimentação variada e equilibrada é fundamental.

1. Quinoa
A quinoa é um superalimento, entre os seus nutrientes estão a proteína, o ferro, o cálcio, as vitaminas do complexo B e o óme-ga-3, que compõe a membrana externa das células cerebrais, sendo essencial para uma troca rápida de mensagens no cérebro. Com uma alimentação pobre em ómega-3, a pessoa esquece-se com facilidade e tem dificuldade em concentrar-se.

2. Semente de chia
A chia contém mais ómega-3 que o salmão ou as sementes de linho; mais antioxidantes que os mirtilos, mais fibras que os flocos integrais e mais cálcio do que o leite. Por também ser rica em fibras, cálcio e ferro, é uma grande aliada no processo anti-inflamatório do corpo e na melhoria da concentração e memória.

3. Salmão
O salmão é uma óptima fonte de ómega-3 e, por isso, apresenta um grande potencial na melhoria do desempenho cognitivo e do funcionamento do cérebro.

4. Tomate
O tomate é rico em fisetina, o que contribui para a melhoria significativa da memória. Além deste nutriente, o tomate ainda possui licopeno, antioxidante que reduz os danos causados às células pelos radicais livres e previne doenças como o cancro. Outros benefícios deste fruto são a melhoria da qualidade do sono e o combate ao envelhecimento precoce.

5. Chá verde e vermelho
Fonte de flavonóides, os chás verde e vermelho, ajudam no desenvolvimento e recuperação da memória.

6. Carne de fígado
A vitamina B12 também influencia a memória. Uma das principais fontes desta vitamina é a carne de fígado, mas também a pode encontrar na carne de porco, ovos, ostras e leite.

Share on Facebook16Tweet about this on TwitterShare on Google+0

Be first to comment