Ciência e diversão chegam de “Champimóvel”

A ciência nunca foi tão divertida. De 2 a 6 de Fevereiro, os alunos de 2º e 3º ciclo tem uma excelente oportunidade de embarcar numa viagem mágica de 25 minutos ao interior do corpo humano. O Largo do Pópulo vai receber durante estes dias das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00 o Champimóvel, um projecto promovido pela Fundação Champalimaud, que em parceria com a Câmara Municipal de Braga, tem como objectivo despertar nos mais jovens o interesse por temas científicos.

champiO «Champimóvel» é um veículo que incorpora uma “cápsula” com um simulador de cerca de 20 lugares, onde são transmitidos filmes em 2D, 3D e 4D interactivos. «O Futuro da Ciência» é o título do filme, de 25 minutos, que divulga a investigação científica biomédica junto dos mais novos.

Uma viagem através do corpo humano, apresentada pela personagem “Champi”, começa pelo complexo mecanismo da visão humana, passando pelas células, pelo seu material genético, e explicando a acção dos vírus. O vídeo interactivo narra ainda as mais recentes investigações em células estaminais e nanotecnologias.

Nesta acção, direccionada aos alunos do 2º e 3º ciclo, o Município prevê a participação de cerca de 1.000 crianças, oriundas das escolas públicas e privadas do Concelho. «O Futuro da Ciência» visa despertar o interesse dos jovens estudantes pelos temas científicos e incentivar talentos nessa área, através de um conjunto de actividades que ultrapassem a apresentação e mantenham os alunos interessados pela ciência.


Be first to comment