A Velha faz 10 anos e promete mudanças

No início eram as trevas. Há 10 anos, o panorama cultural em Braga era escasso e sombrio. A Velha-a-Branca acendeu a primeira luz e com esforço e dedicação conseguiu numa década organizar mais de 2500 eventos, alguns dos quais marcantes como as “conversas no tanque” o festival “Fast-Forward”, entre muitas tertúlias, workshops, exposições e concertos.

Nascida em 2004, a Velha cresceu sem apoios e, mesmo assim, a sua programação independente acabou por transformá-la numa referência na dinamização cultural da cidade. Hoje, fruto da austeridade e da maior oferta proporcionada por outras estruturas na cidade, a Velha precisa de ajuda. O recurso a fundos comunitários e apoios municipais é fundamental para manter a programação independente. O dirigente Luís Tarroso Gomes encara com optimismo os próximos 10 anos afirmando que “é preciso fazer um projecto com outras características”. O reposicionamento é justificado pelo facto de “a cidade estar diferente e ter mudado para melhor”. Para isso está também a ser equacionado um concurso de ideias para impulsionar a nova década do estaleiro cultural.

Para comemorar a primeira década de existência, a Velha-a-Branca organizou uma programação variada com 10 dias inteiramente dedicados a celebração da efeméride, recordando alguns dos eventos mais marcantes da cooperativa. Aqui fica o programa:

 

17, SEXTA [fast forward]
Fast Forward | Preview – Mostra das curtas vencedoras (2006-2012) + LADO B DJ set

18, SÁBADO [música]
Quatro Andamentos – Quatro concertos, quatro géneros musicais
Coro da Escola de Jazz do Convívio
Ooops!
David Dias
Os Netos da Velha

21, TERÇA [culinária]
La Mia Casa È La Tua Casa | Especial – Com os chefs Paolo Valperga & Rogério Nuno Costa [aka Chef Rø]

22, QUARTA [literatura/performance/tertúlia]
Velha Escrita – Participação especial de valter hugo mãe
Sindicato de Poesia

23, QUINTA [cinema]
A Melhor Juventude, Um filme de Marco Tullio Giordana

24, SEXTA [teatro/performance/música]
video-performances
Sr. Vulcão

25, SÁBADO [dj set + bolo]
Puto + bolo


Be first to comment