UM e Biblioteca Pública de Braga ajudam a recordar um século de Theatro Circo

Um século de história são muitas histórias. São milhares de documentos, outros tantos livros, programas e um espólio sem fim que constitui a memória viva da mais carismática sala de espectáculos de Braga. Com o objectivo de recolher, organizar, e partilhar este valioso património com o público, o Theatro Circo e a Universidade do Minho assinaram hoje um protocolo de colaboração que constitui um projecto especial de documentação e reflexão sobre a memória de 100 anos do Theatro Circo. Esta sinergia durará todo período de celebração do centenário do Theatro: de abril de 2015 a abril de 2016.Theatro Circo 01

No evento estiveram presentes o Reitor da Universidade do Minho (Prof. Doutor António M. Cunha), o Diretor da Biblioteca Pública de Braga (Dr. Elísio da Silva Maia Araújo), o Presidente da Câmara de Braga (Dr. Ricardo Rio) e a Administradora Executiva do Theatro Circo (Dr.ª Cláudia Teixeira Leite)
Sendo um teatro centenário, o Theatro Circo possui uma herança com importância histórica que se encontra dispersa e cuja recuperação, tratamento e organização importa assegurar sob pena de se perder a sua memória. Através da Biblioteca Pública de Braga, unidade cultural da Universidade e detentora de importante espólio relativo ao Theatro Circo, a parceria visa o desenvolvimento de um trabalho de curadoria que passa pelo levantamento e análise de todo o espólio existente. Deste projecto resultará a apresentação de exposições temáticas dedicadas ao Theatro Circo, bem como uma exposição global no encerramento das comemorações do Centenário. Associada a cada exposição, realizar-se-á uma conferência de forma a divulgar, debater e reflectir as temáticas apresentadas. O desenvolvimento deste projecto culminará ainda na publicação de uma monografia comemorativa dos 100 anos do Theatro Circo. A primeira exposição está prevista para o mês de Julho.

Claudia LeiteA administradora Cláudia Leite apelou a todos os cidadãos que tenham em sua posse bilhetes, documentos, cartazes ou qualquer outro material relativo à história do Theatro Circo que os disponibilizem de modo a poderem integrar as exposições e enriquecer assim o projecto de valorização deste património.

Share on Facebook85Tweet about this on TwitterShare on Google+0

Be first to comment