Theatro Circo – ano de centenário confirma valores de crescimento

No âmbito da iniciativa «Presidência Aberta», que tem como intuito acompanhar de perto os processos de gestão das empresas municipais, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, visitou hoje, dia 06 de Março, o ´’Teatro Circo de Braga, S.A.´. A empresa dedica-se à gestão das actividades do Theatro Circo, espaço cultural de excelência da cidade de Braga, que este ano comemora o seu centenário.

Theatro-Circo

Na ocasião, foram apresentados por Cláudia Leite, administradora do Theatro Circo, os resultados relativos à actividade da empresa em 2014. O crescimento ´assinalável´ do público, que atingiu o ano transacto os 90.570 espectadores, foi a principal nota de destaque. “É o melhor resultado alcançado desde a reabertura do Theatro Circo e corresponde a um crescimento de 43% face a 2013, isto é, um incremento de mais de 27 mil pessoas”, garantiu Cláudia Leite, que colocou a fasquia nos 100 mil espectadores para 2015.

programa theatro circo

Também o número de eventos aumentou em 2014, com a realização de 331 eventos de ´música, cinema, teatro ou dança´, o que equivale a um crescimento de 16% face a 2013. “Reforçamos a programação em termos qualitativos e da diversidade dos eventos. Oferecemos mais e melhores espectáculos e conseguimos garantir um maior envolvimento do público, o que decorre de um esforço de captação e fidelização de várias franjas da população”, salientou a administradora, sublinhando as melhorias na comunicação e na articulação com os agentes de promoção turística.

 

Segundo Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, os resultados obtidos são ainda mais notáveis se se tiver em conta o contexto de ´inúmeras dificuldades´ com que a actual administração do Theatro Circo teve de lidar, relacionados com a necessidade de regularização da situação da empresa e de reorganização do próprio espaço.

Theatro-Circo---Badio-Magazine 01

“O Theatro Circo é um elemento chave na política cultural da cidade. Nem tudo o que se passa na cidade, na esfera cultural, tem de passar por esta casa de espectáculos, mas certamente que contará sempre com a colaboração do Theatro Circo, como sucedeu no caso da Noite Branca e da Feira do Livro, com o sucesso que se conhece, valorizando esses mesmos eventos”, garantiu o Edil.

 

A melhoria na coordenação da agenda de actividades com os Concelhos do Quadrilátero Urbano e com os próprios equipamentos existentes na Cidade foi outro dos pontos elogiados pelo Presidente da Câmara. “Era contraproducente ter programações concorrentes entre espaços culturais que devem funcionar numa lógica complementar. Essa concertação tem sido trabalhada e tem contribuído para melhorarmos cada vez mais a oferta”, afirmou o Autarca.

 

Ricardo Rio destacou também a visibilidade que, no último ano, o Thetro Circo adquiriu a nível regional e nacional. “Hoje em dia este é um equipamento reconhecido pelos cidadãos e pelas instituições pela enorme qualidade do trabalho que desenvolve e pela forte ligação construída com a comunidade. Todos querem vir ao Theatro Circo e a empresa é rentável, tanto quanto um equipamento cultural o pode ser”, referiu, desafiando ainda os Bracarenses a associarem-se às comemorações do centenário: “Queremos que todos sintam orgulho na riquíssima história do Theatro Circo e que participem nas várias iniciativas que vamos realizar para assinalar a efeméride”.


Be first to comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.