SEMIBREVE 2015: Dopplereffekt, Vessel, Roedelius e Klara Lewis em estreia absoluta


Notice: Undefined index: plus_sharedcount_enabled in /home/badiopt/public_html/wp-content/plugins/simple-share-buttons-adder/php/class-buttons.php on line 670

Notice: Undefined index: bar_sharedcount_enabled in /home/badiopt/public_html/wp-content/plugins/simple-share-buttons-adder/php/class-buttons.php on line 672

Já são conhecidos alguns dos nomes que estarão presentes na 5ª edição do Festival SEMIBREVE em Outubro deste ano. O certame de música electrónica decorre de 30 de Outubro a 1 de Novembro no Theatro Circo, GNRation e Casa Rolão (100ª página) e promete, mais uma vez, consolidar-se como um dos eventos incontornáveis no circuito mundial de música electrónica e artes digitais,  sendo o único do género em Portugal.  Depois da edição do ano passado ter contado com Demdike Stare, Roll the Dice e Ryoichi Kurokawa,  foram hoje confirmadas as presenças de Dopplereffekt, Vessel, Roedelius e Klara Lewis, quatro nomes sonantes em estreia absoluta em território nacional.

 

Dopplereffekt - SEMIBREVEDopplereffekt, que cumprem este ano duas décadas de carreira são um duo enigmático oriundo de Chicago e Munique cuja sonorídade tecno-futurista é criada segundo princípios assentes na física e na biologia. Trabalhando em quase completo secretismo, o que os Dopplereffekt produzem não tem um propósito comercial, mas antes a intenção de conduzir o espectador/ouvinte numa viagem que lhe permita criar a sua própria interpretação da realidade.

 

roedelius- festival semibreveRoedelius é um artista alemão que cruza a vertente electrónica com uma abordagem mais popular. Com quase 80 anos, o músico tem uma longa carreira e influenciou artistas como David Bowie, na produção do êxito “Heroes” e trabalhou com Brian Eno na década de 70 e mais recentemente com Tim Story e Onnen Boc. Considerado um dos mentores de Krautrock, Roedelius celebrará o seu 80º aniversário com um concerto único que contará com a participação de músicos de Braga.

Vessel - festival SEMIBREVEVessel fará também a sua estreia em território luso. A grande promessa da electrónica contemporânea será acompanhada visualmente pelo artista português Pedro Matos. Relembre-se que Vessel actuou recentemente ao lado da islandesa Bjork em Nova Iorque. O músico de Bristol, com apenas 22 anos vai ter assim oportunidade de apresentar em Braga “Punish, Honey”, o seu último trabalho.

 

klara lewis - festival SEMIBREVEKlara Lewis, sueca de 22 anos é também uma das grandes promessas da electrónica actual e será no SEMIBREVE que fará a apresentação de “Ett”, de 2014. A artista apresenta um projecto de exploração electrónica, onde as paisagens sonoras se estendem em tapetes melódicos de samples e devaneios minimalistas que convidam à descoberta.

 

 

Apesar de esta ser apenas a 5ª edição, o SEMIBREVE conseguiu já a atenção da imprensa internacional da especialidade, com valores de cobertura mediática a crescer todos os anos. A aposta no cruzamento da cultura com tecnologia e a criação da oportunidade para num mesmo evento ter artistas consagrados e valores emergentes revelou-se uma fórmula de sucesso que leva, a cada edição, o nome da cidade mais longe.

 


Be first to comment