Semana do Mundo Rural

Realiza-se em Braga, entre os dias 29 de Setembro e 5 de Outubro, a ´Semana do Mundo Rural ´, uma organização do Município de Braga através do Pelouro do Ambiente, Energia e Desenvolvimento Rural. A iniciativa, que se realiza pela primeira vez no Concelho, terá diversas actividades como uma feira de produtos agrícolas, artesanato, tasquinhas, show cookings, um concurso de broa de milho, seminários, música tradicional minhota ou um cortejo etnográfico.

altino

Segundo Altino Bessa, vereador do Município, o objectivo do evento passa por valorizar as actividades rurais, agrícolas e artesanais do Concelho. “Trata-se de actividades que nunca tiveram a atenção devida e que são muito importantes a nível económico, podendo representar oportunidades de trabalho para os mais jovens e para todos aqueles que perderam o emprego e procuram oportunidades para se relançar profissionalmente”, afirmou.

mundo rural

Por outro lado, sublinhou Altino Bessa, o evento é uma forma de permitir às freguesias mais rurais do Concelho mostrarem as suas tradições, hábitos, raízes culturais e produtos. “Desafiamos as diversas freguesias a exibirem o que de melhor têm para oferecer e é nesse sentido que vamos organizar um cortejo etnográfico”, afirmou, lembrando que a herança cultural e as especificidades de cada freguesia são uma das principais riquezas do Concelho.

Inserido na ´Semana do Mundo Rural ´ realiza-se, na Praça Conde Agrolongo, a ´Feira à Moda Antiga´, que se inicia na próxima quinta-feira de manhã, dia 2 de Outubro, e encerra no Domingo ao fim da tarde, dia 5 de Outubro. Esta feira inclui um conjunto de actividades direccionadas para o público em geral.

A ´Semana do Mundo Rural´ é uma actividade realizada em parceria com os Artesãos do Minho; APICAVE; Minhorigem; ACB; CAVAGRI; DRAPN; APACRA e ESAP.

mundo


Be first to comment