Pulsar da cultura volta ao coração da cidade

A leitura de um bom livro é um diálogo incessante e uma forma de viver intensamente a cultura. Braga recebe a Feira do Livro na sua vigésima quinta edição, no primeiro dia de um dos meses mais fervilhantes em actividades culturais. Será ao longo de 17 dias que o centro da cidade mergulha em sabedoria e animação.

Sendo uma das feiras que já conta com notabilidade a nível nacional , este ano a fasquia continua alta, “É uma aposta ganha ter trazido a feira a Braga” salientou o presidente da Invest Braga Humberto Carlos, que informou sobre as grandes novidades na feira deste ano. São cerca de 60 pavilhões de editores e livreiros que expõem o que melhor tem para oferecer aos leitores.
Braga terá também a presença de alfarrabistas, um fórum cultural e um palco para os esperados grandes espetáculos onde se apresentarão escritores, poetas, editores, atores e músicos de diferentes áreas. A feira do livro abre as portas não só a adultos mas também ao público infanto-juvenil e garante uma programação diária e intensa com oficinas de ilustração, workshops, marionetas entre muitas outras atividades.

José Saramago é uma figura ímpar no panorama literário mundial e este ano será homenageado neste certame através de duas grandes exposições: “A Maior Flor do Mundo” e a obra “Ensaio sobre a Cegueira para experimentar na casa dos Crivos”.

lidia dias - feira livro 2016O primeiro dia do mês contará com a entrega do XXI prémio da Literatura DST a Manuel Alegre que foi este ano o grande contemplado com a obra “Bairro Ocidental”.  A cerimónia decorrerá no Theatro Circo às 21h30.

Além de tertúlias e apresentações de livros, decorrem paralelamente um conjunto de concertos com a presença de grandes artistas. Aldina Duarte, Mikkel Solnado e Samuel Úria são alguns dos nomes mais sonantes deste evento.

Sem dúvida que este ano não vão faltar as memórias. A vereadora da Cultura Lídia Dias acrescenta que “mais do que ser uma feira do livro, é uma festa do livro, um movimento de cultura que acontece num dos centros históricos mais bonitos do país”

Os livros são silenciosos, mas amigos constantes, são os mais acessíveis e sábios conselheiros. Ler é sem dúvida o melhor remédio.

 

Consulte aqui todo o programa.


Be first to comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.