Oren Ambarchi, Heatsick, Takami Nakamoto e Peder Mannerfelt confirmados no SEMIBREVE 2015

Já estão confirmados mais quatro nomes para a 5ª edição do Festival SEMIBREVE que acontece entre os dias 30 de Outubro e 1 de Novembro, no Theatro Circo, GNRation e Casa Rolão.  Oren Ambarchi, Heatsick, Takami Nakamoto e Peder Mannerfelt, juntam-se assim a  Dopplereffekt, Roedelius, Vessel e Klara Lewis. Com uma crescente projecção nacional e internacional, este evento contará este ano com a actuação de 12 artistas.

Oren Ambarchi é um compositor australiano que gosta de abordar os instrumentos de forma diferente. Cresceu a ouvir Pop e Rock, mas sempre gostou da música electrónica. Decidiu juntar tudo. O seu trabalho foca-se especialmente na exploração da guitarra, mas também é comum vê-lo tocar percussão nos espectáculos ao vivo. Já tocou ao lado do amigo Sunn O))) e este ano até já editou um LP com Jim O’Rourke, grandes nomes da música electrónica mundial. Conhecido pela passividade enquanto escreve música e pela excentricidade do rock em palco, Oren Ambarchi volta a Portugal para apresentar o seu mais recente trabalho a solo.

Oriundo da Grã-Bretanha chega Steve Warwick. O artista fundou o projecto Heatsick em Berlim, onde ainda vive. Conhecido por não usar muitos instrumentos, o artista costuma recorrer apenas ao seu teclado Casio nos espectáculos. Desta vez volta a Portugal onde promete música experimental com recurso a teclados ou pedais de guitarra. Nesta passagem por Braga, o artista electrónico vai apresentar um trabalho novo comissariado pelo Festival Semibreve e desenvolvido através da residência artística no GNRation.

Pela primeira vez em Portugal estará o japonês Takami Nakamoto. Arquitecto, músico e artista visual a viver em Paris, é conhecido por aliar a música à imagem e à cor criando estonteantes efeitos visuais que levam o público a “entrar” no espectáculo. A trabalhar a solo neste momento, começou na companhia da ilustradora Noemi Schipfer no projecto Nonotak. Um estúdio onde se trabalha o sentido da música aliada ao espaço e à cor. Acompanhado pelo baterista Sebastien Benoits, chega a Braga para apresentar Reflections, um espectáculo que juntos estrearam em Maio, no festival canadiano Mutek.

Outra estreia em Portugal será a do sueco Peder Mannerfelt. Conhecido por The Subliminal Kid e por pertencer aos projectos Roll The Dice (que estiveram presentes na edição do SEMIBREVE no ano passado) e Fever Ray, o artista apresenta um tecno mais obscuro. A música de Peder é baseada em sons analógicos puros e expressivas distorções numa mistura entre música mais industrial e a minimalista. Considerado um dos nomes mais entusiasmantes da música electrónica mundial, chega ao Semibreve para mostrar o lado mais negro da música que compõe.

PROGRAMA FESTIVAL SEMIBREVE 2015:

30/10 

21:30 Roedelius e convidados (Theatro Circo – Sala Principal)

22:50 Dopplereffekt (Theatro Circo – Sala Principal)

23:59 André Gonçalves (Theatro Circo – Pequeno Auditório)

00:30 Heatsick (GNRation)

01:45 Luke Abbott (GNRation)

 

31/10

15:30 The Wire Q&A com Roedelius (Casa Rolão)

17:30 Die Von Brau (Casa Rolão)

21:30 Vessel + Pedro Maia (Theatro Circo – Sala Principal)

22:50 Tim Hecker (Theatro Circo – Sala Principal)

23:59 Klara Lewis (Theatro Circo – Pequeno Auditório)

00:30 Peder Mannerfelt (GNRation)

01:45 Powell (GNRation)

 

01/11

15:30 The Wire Q&A com Heatsick (Casa Rolão)

17:30 Oren Ambarchi (Theatro Circo – Sala Principal)

18:40 Takami Nakamoto & Sebastien Benoits (Theatro Circo – Sala Principal)

+ Instalações por Phill Niblock + Ana Carvalho, Vitor Joaquim, Gamelão Robótico da Digitópia/Casa da Música, Universidade Católica Portuguesa, Universidade do Porto, Engagelab/Universidade do Minho e Instituto Politécnico de Castelo Branco para visita no GNRation e Theatro Circo durante os 3 dias do festival.

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0

Be first to comment