O S. João é de Braga!


Notice: Undefined index: plus_sharedcount_enabled in /home/badiopt/public_html/wp-content/plugins/simple-share-buttons-adder/php/class-buttons.php on line 670

Notice: Undefined index: bar_sharedcount_enabled in /home/badiopt/public_html/wp-content/plugins/simple-share-buttons-adder/php/class-buttons.php on line 672

Para amar Braga e a sua tradição, é preciso entender o S. João. Os Bracarenses gostam que assim seja. É motivador. Libertador. O S. João tem qualquer coisa de especial. Deixa que Braga mostre o quanto é uma cidade bem resolvida com a sua tradição e com o seu património. E é assim , o nosso S. João. O vento quente que traz consigo milhares e milhares de pessoas. Aquela alegria contagiante que envolve toda a gente e que nos abana ao passar como se andasse a tratar de assuntos inadiáveis. 

maratona-fotografia-s-joao

A história da maior festa da cidade não é só feita de gente. E seria tanta, se assim fosse. São 41 horas de programação, 129 iniciativas, 9 cortejos, 11 exposições e 21 espectáculos. Na mesma página, na que nos conta uma história única da romaria com lugar especial no coração das suas gentes, escreve-se hoje um novo capítulo. O de uma geração jovem,  dinâmica e com orgulho nas suas amarras e nós emocionais com a tradição Sanjoanina.

CMB17052016SERGIOFREITAS0000002661

Para o presidente da Câmara Ricardo Rio, “o São João de Braga é um momento único na vida da Cidade. Pela ligação à nossa história e tradição, pela capacidade de dinamismo demonstrada pelas associações que participam, este é um período de grande efervescência para Braga. Este evento tem o condão de “arrastar consigo multidões, atraindo a Braga visitantes nacionais e internacionais, facto que representa uma enorme mais-valia em termos económicos. O evento conta com a participação de 171 instituições,  que contribui para reforçar o espírito de Braga enquanto comunidade, onde todos querem dar o seu contributo para a afirmação do Concelho” referiu. A frase “reforçar a identidade do São João de Braga ” foi uma das proferidas pelo edil e que certamente deixa orgulhosos todos os que de uma maneira tão empenhada e apaixonada se dedicam a este grande evento.

Para o Presidente da comissão de festas Rui Ferreira, os bracarenses estavam e estão em primeiro lugar; “Quando iniciamos funções tínhamos o objectivo de reconquistar os Bracarenses para que eles sintam que o São João é deles e que podem participar activamente na sua organização. Agradeço a colaboração de todos os que contribuem para que esta seja a mais antiga e importante festa sanjoanina do país”. referiu.

parada-s-joao-braga

Nesta página, esta é a maneira de se manter o que é tão nosso. Cheio de densidades sentimentais. Camada após camada que nos envolve e nos distrai de uma maneira tão subtil. O maior encontro de Joões, a majestosa Batalha das Flores e a Parada Folclórica, o nosso Rei David e o seu carro das ervas. O calor. As histórias que ficam. E as cores. O S. João deixa-nos memórias que deviam ser guardadas em cápsulas do tempo. E a tradição. Já disse, eu sei. Mas a tradição. Sempre lá. E aqui, em nós… Enquanto existir Braga.

Be first to comment