Noite Branca promete originalidade

Boas ideias não surgem todos os dias. E a oportunidade de aliar boas ideias à luminosidade perfeita da noite mais branca do ano muito menos. Esta é uma oportunidade única que quatro projectos vão ter.

A iniciativa é do GNRation. Criaram os Laboratórios de Verão que se destinam à construção e apresentação de projectos originais nas áreas da música, teatro, dança, imagem, desenvolvidos por artistas da cidade.

Os projectos Harpa Laser de Nuno Santos e Crash Symphony de Miguel Ogoshin  já foram escolhidos pela direcção artística do GNRation, mas ainda há mais dois projectos para apurar dos seis que podem ser votados pelo público online.

A votação está ainda o projecto “The Soul Of My Shoes” de Cristina Mendanha/ Arte Total que é a junção da memória física e do passado numa dança espontânea e carregada de sentimentos do momento. “Journey” de Miguel Paranhos com os “Dead Man Walking” pretende estimular as emoções de quem os ouve e vê, numa combinação ritmada de música e luz.  “Não deixar em Branco” de António Faria, Betânia Ribeiro e Tomé Capa pretende dar vida aos espaços com menos cor da cidade com a ilustração em panos estendidos no Largo da Praça Velha.  “Sensorial Collector” de Angelina Nogueira e Elisa Nhantumbo é o projecto que pretende usar e abusar daquilo que Braga nos oferece. Sejam espaços físicos ou memórias e conversas guardadas entre gerações. É a oportunidade de reviver e explorar as sensações que cada momento ou espaço nos provoca.  José Cordeiro quer apresentar ao público o projecto “Zé de Braga” que mostra os timbres e sons tradicionais da música electrónica e experimental contemporânea, usando para o efeito a viola Braguesa como principal instrumento. Mesmo apresentando o seu projecto num espaço fechado, Nuno Cabrita quer que “Mutual” seja capaz de proporcionar uma exploração de todos os sentidos do corpo humano criando sensações ilimitadas numa mistura entre escultura e música.

Até ao dia 30 de Junho ainda pode votar num dos projectos finalistas aqui.

Os quatro projectos vencedores têm à sua disposição durante duas semanas no mês de Agosto as instalações do GNRation para desenvolver as suas ideias com um apoio monetário de 1250€  cada um.

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0

Be first to comment