Media Arts promete cruzar arte, tecnologia e inovação

O espírito inovador e criativo da cidade de Braga não é um fenómeno recente. Desde a sua fundação, ocorrida no ano 300 A.C. pela mão dos Celtas, à elevação do território a cidade por intervenção do centro adminstrativo romano, ao exuberante período barroco que ainda hoje é possível admirar nas ruas e edifícios, Braga sempre fez da curiosidade e do arrojo os motores do seu próprio crescimento, contagiando as suas gentes  deste espírito de saudável inconformismo e vontade de ir sempre mais longe.

Foi também nesta linha de pensamento que foi hoje apresentada no GNRation a iniciativa “Media Arts” e explicados os pressupostos subjacentes à candidatura a Cidade Criativa da UNESCO, bem como o site e as redes sociais.

Como afirmou Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, este título a que a Cidade se propõe vem atestar a capacidade em ter um projecto ´estruturado e continuado´ nesta área específica. “Braga tem tido, ao longo do tempo, a capacidade para conciliar esta ligação entre património e juventude, entre história e inovação, entre cultura e tecnologia. O ser Cidade Criativa da UNESCO no domínio das Media Arts não é um título meramente cultural, é transformacional em todas as dimensões da sociedade e fará com que Braga seja uma referência a nível internacional”, afirmou.

 

De acordo com o Edil, a candidatura, que deverá ser submetido no início do mês de Junho, tem a capacidade de ligar os agentes culturais, Universidade do Minho, Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, equipamentos públicos, Município e vários agentes de âmbito local e nacional. “Contamos com o contributo de todos neste projecto”, garantiu.

O site do ´Braga Media Arts´ pode ser consultado no seguinte link: http://www.bragamediaarts.com. O projecto está também presente nas redes sociais, nomeadamente no Facebook (fb.com/BragaMediaArts/) e no Twitter (https://twitter.com/BragaMediaArts). Os projectos no âmbito das Media Arts podem ser submetidos através do email projetos@bragamediaarts.com.

A Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN) foi criada em 2004 para fortalecer a cooperação entre cidades que consideram a criatividade um factor estratégico de desenvolvimento urbano sustentável com impacto social, cultural e económico.

Braga é candidata no domínio das Media Arts, onde já estão integradas nove cidades criativas: York (Reino Unido, 2014), Linz (Áustria, 2014), Enghien-Les-Bains (França, 2013), Lyon (França, 2008), Austin (EUA, 2015), Dakar (Senegal, 2014), Tel Aviv (Israel, 2014), Gwangju (Coreia do Sul, 2014) e Sapporo (Japão, 2013).

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