Há uma Síria oculta para descobrir na TOCA

Factos:

 

  • Mais de 50% da população síria teve que abandonar a sua casa.
  • 13,5 milhões de sírios precisam de ajuda humanitária.
  • 4,5 milhões de sírios estão refugiados na Turquia, Líbano, Jordânia, Iraque e Egipto.
  • Há 4,8 milhões de refugiados sírios registados.
  • Estima-se que cerca de 1500 refugiados tenham morrido afogados ao atravessar o mar mediterrâneo.

Os números são dramáticos, mas depois de meses de bombardeamento mediático com imagens do drama na Síria, a dessensibilização é inevitável. Como espectadores informados que julgamos ser, temos a confortável ilusão que percebemos tudo sobre o tema. As notícias que nos chegam pelos meios habituais são apenas um dos espelhos dessa realidade. É urgente ver mais e saber mais. Só o conhecimento transversal e profundo nos permite detectar e resolver problemas, julgar melhor e tomar as decisões mais acertadas.

Para responder a este desafio a TOCA organizou ‘Um olhar sobre a Síria’, um ciclo de cinema que está a decorrer desde o início de Maio.  A ideia partiu do grupo de jovens provenientes da Síria, que, estando a residir e a estudar em Portugal, não deixa de acompanhar e viver a situação do seu país.
Bassel_ShehadeRecentemente, Bassel Shahadeh, realizador sírio e amigo do grupo de estudantes, perdeu a vida enquanto filmava um dos seus documentários. A ideia deste ciclo de cinema surgiu, primeiramente, como forma de homenagear o realizador, que trabalhou sempre no sentido de mostrar ao mundo a situação dentro da Síria. Na passada sexta-feira, 13 de Maio, foi exibido o seu documentário ‘Our street: a celebration of freedom’, que explica, com imagens reais, como foi iniciada a revolução em quatro cidades sírias.

A iniciativa surge também como forma de mostrar à comunidade bracarense uma outra perspectiva sobre a situação na Síria, que vai para além da informação que nos chega através dos meios de comunicação. Os filmes exibidos, de carácter essencialmente documental, proporcionam uma visão ‘de dentro’ da Síria, explicando o início da revolução e abordando tópicos diversos como o facto de este país ser um dos lugares mais perigosos do mundo para os jornalistas.

O ciclo de cinema decorre todas as sextas-feiras de Maio, às 21h30, no espaço TOCA (antigas salas de cinema do Bragashopping) e tem entrada livre. A próxima sessão será no dia 20 de Maio, com a exibição do filme ‘On the bride’s side’, que retrata a viagem de um grupo de refugiados desde Itália até à Suécia. No final das sessões há espaço para um pequeno debate, no qual os espectadores têm oportunidade de conversar com o grupo de estudantes sírios, que se encontra disponível para partilhar a sua visão e dar qualquer esclarecimento necessário.

um olhar sobre a siria

 


Be first to comment