GNRation recebe Conferência Internacional de Animação e Ilustração

A cidade de Braga recebe, de 10 a 12 de abril, a terceira edição da Conferência Internacional de Ilustração e Animação (CONFIA 2015) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), que reunirá no edifício do GNRation cerca de uma centena de participantes nacionais e estrangeiros. Paralelamente ao evento artístico-científico, a CONFIA será, pela primeira vez, aberta à comunidade em geral graças a um programa cultural que, no âmbito de uma parceria com o festival CINANIMA, permitirá à cidade de Braga poder assistir a alguma da melhor animação de autor que se faz em Portugal e no estrangeiro.

Distribuído por quatro sessões de cinema de animação com entrada gratuita, que decorrerão no espaço Black Box do GNRation, o programa arrancará, pelas 10h00, com a exibição de filmes premiados na última edição do CINANIMA e destinados ao público adulto e jovem adulto.

Entre as 14h00 e as 14h40 será exibido um programa de filmes que participaram no CINANIMA destinados a crianças dos três aos 10 anos. Às 15h00 terá lugar a estreia do filme “The Night Ocean”, da espanhola María Lorenzo Hernandez. Das 15h30 às 16h00 será projectada uma seleção de filmes produzidos no âmbito do Mestrado em Ilustração e Animação do IPCA.

O programa cultural inclui, ainda, duas exposições de ilustração de estudantes e mestres do IPCA, que estarão patentes na galeria da Câmara Municipal de Braga, no GNRation e na Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho.

Nos dias 10 e 11, o evento científico da CONFIA 2015 terá como oradores principais a animadora e investigadora María Lorenzo Hernandez (Universidade Politécnica de Valência), o ilustrador e animador André Letria e, ainda, o britânico Alan Male (Falmouth University), um dos mais reconhecidos ilustradores e investigadores a nível mundial.

A CONFIA 2015 é organizada pelo Departamento de Design do IPCA, no âmbito do Mestrado em Ilustração e Animação, com o apoio da Câmara Municipal de Braga, do GNRation e do CINANIMA, contando com os patrocínios da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), do NOW Portugal Erasmus Consorcium e da Viarco.

[fonte]

Share on Facebook265Tweet about this on TwitterShare on Google+0

Be first to comment