Exposição “Lausperene” embeleza Braga Parque

A Semana Santa é a verdadeira obra prima. Uma tela que vai sendo pintada ano após ano com a mestria e a paixão de quem nela acredita e a tenta sempre levar mais além.

É sobre a fé. É sempre sobre esta palavra. Sobre quem a tem. Quem a respira. E inspira.

Num povo onde o “Lausperene” é o amor maior antes daquela que é a Semana mais intensa para a comunidade cristã, a exposição fotográfica de Adalberto retrata a exibição do Santíssimo Sacramento pelas Igrejas de Braga, durante o período quaresmal até à Páscoa. Da autoria do fotógrafo minhoto e com textos de Rui Ferreira foi inaugurada ontem, dia 3 de abril, no Braga Parque.

O Lausperene Quaresmal de Braga realiza-se durante a Quaresma: durante dois dias ao longo deste período, 23 igrejas de Braga recebem este culto que transcende o interior dos templos, ricamente adornados com flores, castiçais e cortinas de cor púrpura, uma imagem de marca destas celebrações. Toda a cidade se embeleza nesta altura do ano, caraterizada por um grande aglomerado de pessoas a circular na rua, pelos típicos mantos de adoração, em que a púrpura salta mais uma vez à vista, e pelas “rebuçadeiras”, que vendem os típicos rebuçados do Senhor, embrulhados em papéis multicolores.

É sobre a fé. É sempre sobre esta palavra. Sobre quem a tem. Quem a respira. E inspira.

Share on Facebook2Tweet about this on TwitterShare on Google+0

Be first to comment