Esplendor da Sé para ver em Tibães

A Sé Catedral de Braga é um dos maiores motivos de orgulhos da cidade. A obra que tem classificação de monumento nacional teve início de construção no século XI, estando assente nas fundações de um antigo mercado romano. Muito mais do que um templo religioso, a catedral constitui um dos pólos de atracção turística mais fortes da cidade, recebendo milhares de visitantes todos os anos. Quem aqui chega não consegue ficar indiferente à sumptuosidade da sua arquitectura, rica em detalhes em que vale a pena pousar o olhar.

exposicao-se---paulo-pimenta 01

Foi provavelmente este deslumbramento dos visitantes que captou a atenção de Paulo Pimenta, fotojornalista do Jornal Público. Paulo foi um dos sete fotógrafos convidados para partilhar a sua visão sobre uma das oito catedrais: Catedral de Miranda do Douro, Sé de Viana do Castelo, Sé Catedral do Porto, Sé Catedral de Lamego, Sé de Vila Real, Antiga Sé de Bragança, Catedral de Bragança e a nossa Sé Catedral de Braga.

paulo pimenta - se bragaOs dípticos de Paulo Pimenta apresentam duas visões complementares. No plano inferior, a dos visitantes, que observam a catedral. No superior, detalhes e pontos de vista de interiores ou exteriores da catedral visíveis ou não aos observadores. Nesta mostra conjunta, o desafio foi ” estabelecer uma relação entre as pessoas e aquilo que ia fotografando, revelando detalhes e perspectivas nem sempre acessíveis a quem visita este espaço”, explicou o fotojornalista.

Esta é uma exposição itinerante que irá percorrer as cidades onde se localizam as Sés do Norte de Portugal. Depois de ter passado pelo Museu do Abade de Baçal em Bragança, pelo Museu de Artes Decorativas em Viana do Castelo, e pela Casa da Parra em Santiago de Compostela, a mostra ficará patente, até 13 de março, no Mosteiro de Tibães, em Braga.

Esta exposição constitui uma ação imaterial integrada na Rota das Catedrais do Norte de Portugal, operação financiada pelo ON.2 – O Novo Norte e desenvolvida pela Direção Regional de Cultura do Norte em colaboração com os cabidos das Sés Catedrais e Fábricas da Igreja.

exposicao-se---paulo-pimenta 02

A Rota das Catedrais do Norte de Portugal é um dos projetos de maior expressão da Direção Regional de Cultura do Norte, que deverá ter continuidade no âmbito do próximo quadro comunitário.


Be first to comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.