Em Braga…sê Mexicano

O México entrou pela porta de Braga. É de gente e de cultura declarativa. O México mostra desde logo ao que vem e nós mostramos desde logo como sabemos receber. A cultura e as gentes do México são preenchidos. São recheados de alegria e de vida. Andamos em frente. Juntos, nesta que está a ser a mágica Capital Ibero Americana.

É já a partir do dia 3 que Braga vai dar a conhecer um conjunto de projectos culturais da autoria de artistas mexicanos. Inserida na programação da Capital Ibero-Americana da Juventude, a Semana do México Jovem vai decorrer de 3 a 9 de Outubro e será um momento de exaltação da cultura contemporânea mexicana.
mexicoBraga é uma cidade que gosta de extremos. Braga gosta de todos os que se perdem nela e por ela. Tem destas coisas…
Para Sameiro Araújo,“Esta iniciativa pretende dar a conhecer o valioso património artístico que tem surgido pela mão de novos criadores contemporâneos mexicanos. O programa contempla conferências, exposições de arte, leituras de poesia, apresentações de livros e concertos musicais, que serão partilhados gratuitamente com o público em diversos espaços da Cidade de Braga. A Semana do México Jovem procura, igualmente, promover a abertura e compreensão da população Bracarense para outras culturas e perspectivas artísticas, algo bem patente em toda a programação da Capital Ibero-Americana da Juventude em 2016. Braga assume-se uma vez mais como palco de excelência de mais uma iniciativa de promoção intercultural vanguardista, vendo, assim, reconhecido o seu esforço no desenvolvimento de estratégias e políticas para a Juventude”, referiu, agradecendo toda a colaboração da Embaixada do México em Portugal, assim como o empenho pessoal do Embaixador Alfredo Pérez Bravo na concretização deste projecto.
mexico-3A apresentação da Semana do México Jovem contou com a presença do artista plástico mexicano Rafael Ibarra, que deixou bem patente a importância do evento referindo que “no México nunca se realizou uma mostra de arte jovem como esta que será apresentada aqui em Braga. É uma oportunidade para o México criar laços muito interessantes não apenas com Portugal, mas com toda a Europa, na mesma medida em que Braga, ao ser a Capital Ibero-Americana da Juventude, está a fazer com que Portugal crie laços não só com o México, mas com toda a América latina”, concluiu Rafael Ibarra.
O México e Braga, vão unir-se mais uma vez e nomes como Ampersan, banda mexicana que mistura instrumentos tradicionais com música rock e electrónica, Humberto Valdéz, artista plástico amplamente premiado a nível mundial e Cisco Jiménez, cujo trabalho está representado em colecções como o Museo de Arte Moderno de la Ciudad de México ou o Shoenem Museum na Holanda, são alguns dos artistas convidados a participar nesta celebração.
mexicoDesta vez, uma conjugação de vontades uniu dois países e quando assim é só nos resta aproveitar. E é isto. De 3 a 9, a cultura e a beleza verdadeira do México inundará Braga. É assim que as coisas se fazem. É assim que vai ser lembrada. Com coisas verdadeiras. Bem vindos…

Poderá aceder a toda a programação da Semana do México Jovem aqui.


Be first to comment