E repenica e repenica e repenica… o S. João a suar em bica!

É anunciado pelo estrondo dos foguetes no céu azul. Já faz parte do nosso património como povo, civilização que nos arrasta e identifica ao longo dos tempos, ao longo de século, até aos dias de hoje.

O S. João, a festa, a romaria é uma tradição, não só por serem festividades únicas, mas porque fazem parte da nossa identidade. Uma devoção a um determinado Santo faz com que tudo gire a sua volta. Não há cidade que se preze que não tenha padroeiro.

Foi sempre assim, esta festa só traz momentos de alegria, trazem o repenica e os trajes que fazem brilhar os olhares quer para a comunidade, quer para o turista que por cá passa. São marcas minhotas, são marcas de um verão, pois já reza a tradição que S. João nos traz um balão para subir no céu levando desejos.

Olhamos para o céu e as luzes fazem brilhar milhares de olhares de crianças e adultos que se deixam levar, nesta que é a noite mais longa do ano…Este sábado, é no Theatro Circo que vamos antecipar a noite quente do S. João ao som de vozes a entoar o repenica, uma marca nossa, que está umbilicalmente ligada a esta que é a maior festa da cidades, e que será interpretada, com diferente almas, com diferentes sensações mas sempre com a mesma paixão. Este espectáculo servirá também de lançamento a um álbum exclusivo das festas de S. João de Braga.


Be first to comment