De Berlim, com amor

No final será sempre o amor a salvar-nos. Este é o fio condutor que une os quatro álbuns de Rita Redshoes. “Her”, o seu último trabalho, não é excepção. Produzido em Berlim por Victor Van Vugt, um nome associado a artistas como Nick Cave, Beth Orton, PJ Harvey e Depeche Mode, entre muitos outros, “Her” tem na sua essência uma leveza que só a maturidade e experiência de Rita permitiram ver nascer. Na opinião do produtor Victor Van Vugt esta leveza é apenas aparente pois “as canções são na verdade muito mais profundas do que parecem à primeira vista” tal como a própria Rita a quem se refere como “uma artista fantástica”.

Este álbum é aquele em que a artista mais instrumentos tocou (piano, omnichord, teclados e guitarra acústica), e é também o trabalho em que Rita Redshoes escreve e interpreta, pela primeira vez a solo, três temas em português, um dos quais em coautoria com Pedro da Silva Martins. Com cerca de 15 anos na estrada quase sempre a cantar em inglês, Rita cedeu a este desejo que acabou por impor naturalmente a sua vontade e a honestidade e clareza das letras cantadas em português acaba por constituir uma refrescante novidade no seu trabalho.

Dos 13 temas incluídos em “Her” há um que poderia ter a classificação de militante, no sentido mais doce e terno da palavra.”Mulher” não é apenas um belo hino feminista, é toda uma ode ao amor, justiça e igualdade que é urgente cantar e fazer ouvir.

Theatro Circo | Sala principal | Quinta, 22 | 21.30 | 15€( 7.5€ cartão quadrilátero)

SOU MULHER
E CONTRA MIM O QUE VIER
É BEM VINDO SE TROUXER
IGUALDADE E DESALINHO
 
SOU MULHER
SEM VERGONHA DE VENCER
EU APRENDO AO VIVER
E NÃO MUDO O MEU CAMINHO
 
SEI DIZER O QUE QUERO
E O PRAZER GANHA FORÇA
EU NÃO MINTO MAS DESARMO
 
SEI MOSTRAR O QUE SINTO
E LUTAR CORPO A CORPO
EU NÃO MINTO E NÃO ESCONDO
QUE O DESEJO É MAIOR
QUE O MEDO
 
SOU MULHER     
E AGARRO O QUE VIER
BOCA A BOCA
SEM ESQUECER
O BATON E O MEU DESTINO
 
SEM GEMER VOU COLHER-TE
E QUERER DAR-TE UM NOME 
AO MORRER VOU CHAMAR-TE
MEU MENINO
Share on Facebook18Tweet about this on TwitterShare on Google+0

Be first to comment