Crianças dão asas à imaginação em Tibães

A imaginação infantil é uma caixinha de surpresas. Uma casa na areia transforma-se num castelo de princesas, um velho tecido transforma-se numa mascara de super-homem, um papel colorido transforma-se num avião. Para quem gosta de desenhar, trabalhar ou dramatizar poucas coisas são mais gratificantes do que poder mostrar suas obras a várias pessoas. Nas mãos das crianças o mundo vira um conto de fadas.

tibaesA junta de freguesia de Mire de Tibães adquiriu cor devido ao trabalho de jardinagem realizado por 25 crianças que participam no Campo de férias, conduzido pelo Grupo de Jovens da Freguesia.
Os mais pequeninos de Mire de Tibães põem a sua imaginação em desenvolvimento, e participam em diversas atividades que vão desde a jardinagem até à expressão dramática. “Penso que tem corrido bem e  pelo feedback deles, também achamos que estão a gostar. Temos feito atividades diferentes das que fizemos em outros anos, tirando as idas à piscina que se repetem todos os anos e que eles adoram.” Salienta Vera Gomes, membro do Grupo de Jovens.

E está totalmente errado se pensa que se ficam só pela jardinagem. Ser criança é colorir tudo de todas as cores. Peças de teatro e outras atividades desportivas são pontos de partida para colorir o sorriso de cada um. Eva Fernandes leciona os workshops de expressão artística, brincar, sorrir, dançar, correr todos eles os melhores amigos das crianças.
“Este workshop aborda ideias básicas de expressão dramática e que estão relacionadas com o saber trabalhar em tibaes1grupo, saber olhar para o outro, saber posicionar-se num grupo em relação aos outros e ter noção do que cada um representa para o grupo e o que o grupo representa para o indivíduo. No fundo trataremos de noções básicas de convívio e de criatividade. A expressão dramática ajuda qualquer indivíduo e para uma criança que está em crescimento é importante para saber socializar, sabendo ver-se a si e ao outro”, destacou a formadora.
É um programa de férias que os mais pequenos adoram e de alguma forma baseado em momentos educativos. Esta diversidade de iniciativas sucede por intermédio da colaboração entre a Junta de Freguesia de Mire de Tibães, o Grupo de Jovens e o Mosteiro de Tibães.

Share on Facebook16Tweet about this on TwitterShare on Google+0

Be first to comment