Constelação de estrelas no arranque dos Encontros da imagem

Celebrar a força da imagem, venerar a fotografia como arte superior, exaltar o poder e a ilusão como forças motrizes dum mundo em constante mutação. Até dia 2 de Novembro a fotografia toma de assalto 15 locais da cidade de Braga, assim transformada numa imensa exposição dos trabalhos de 25 fotógrafos aclamados internacionalmente.

Neste dia zero para a 25ª edição dos Encontros da Imagem, o Mosteiro de Tibães foi hoje o palco privilegiado da cerimónia oficial de abertura do festival, que contou com a presença de inúmeros fotógrafos participantes no certame.

encontros da imagem 2015“Temos procurado, ao longo do tempo, afirmar Braga como uma cidade cultural, ecléctica e que valoriza e atrai talento a nível internacional. Os Encontros da Imagem (EI) representam tudo isso”, afirmou Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.

O presidente garantiu que o festival é já uma marca indelevelmente associada à cidade e que o objectivo é trabalhar para que os EI ´continuem a crescer e a melhorar em termos de qualidade´. “Trata-se de uma iniciativa diferenciadora e uma das melhores deste âmbito a nível nacional. É uma forma de Braga se projectar para além das suas próprias fronteiras e de se destacar no universo da imagem, da fotografia e das media arts”, referiu, lembrando a candidatura a ‘Cidade Criativa da UNESCO’.

Também o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, destacou que os EI se valorizam pela sua programação distinta, modo de apresentação, lógicas temáticas e convite a criadores de referência. “A estes elementos acresce ainda a distribuição das exposições no território e a consequente valorização do património existente em Braga. É uma iniciativa de imenso sucesso e que pretendemos continuar a apoiar”, adiantou.

philtoledano angela berlinde

O fotógrafo Phil Toledano com Ângela Berlinde

Por seu turno, Ângela Ferreira, directora do evento, sublinhou que o facto de o festival completar um quarto de século torna esta edição um ´momento especial´. “Vivemos numa época de transformações e de mudança de paradigma a nível europeu. O que pretendemos é perceber a actual situação política através do poder da imagem e, ao mesmo tempo, reflectir sobre o que é a fotografia”, disse.

A “Opening Power Week” que decorre até Sábado contempla uma série de acções integradas com a inauguração do festival, estando a “Silver Night”, no Theatro Circo, em especial destaque, onde será anunciado o vencedor do Grande Prémio de Fotografia Encontros da Imagem.

 

Programa Quinta feira, 24 Setembro:

21h00 – B Concept Store

Carlos Spottorno – The PIGS

#EIGROUNDCONTROL

__

22h00 – Spaceship Street Gallery

__

22h30 – Casa Das Bombas (GALERIA JANES)

SEEING IS BELIEVING [BOMBS&GHOSTS]

DUMMY AWARD KASSEL

SELEÇÃO CALL FOR BOOKS

OPENING PARTY

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0

Be first to comment