“Caminhada: Um Alemão em Portugal” – Porque as distâncias significam muito mais do que estar longe.

A distância é aprender a viver por si próprio, a simplesmente ser. É passar dias bons e maus, dias a querer deixar tudo e dias a querer ficar aí para sempre. A distância é aprender a valorizar tudo aquilo que deixaste para atrás e aprender a reconquistar os sonhos.

livro casa professor

“Caminhada” um livro que relata novos sonhos, novas vivências. Um livro que, inicialmente, iria ser direccionado unicamente a familiares e amigos e não publicado. No entanto, por ser uma obra incontornável, por ter uma recepção entusiástica aos temas abordados e por reconhecer e dar valor a cada “novo” espaço, a cada “nova” maravilha que é encontrada nas ruas de Portugal, foi feita a sua 2ª edição.

Um livro que entre a nostalgia, mas ao mesmo tempo, o humor relata, ao longo de 16 capítulos, histórias e experiências do seu autor, de familiares e amigos. Eberhard Fedtke, alemão, residente em Portugal há mais de 40 anos, enraizado na estrondosa serra da Caniçada – Gerês desde 2014. Faz aos leitores uma viagem pelo país, numa visão particular que percorre cada canto, cada paisagem e até cada costume de diferentes vilas. Portugal, seu segundo país, sua segunda casa.

“São assombrosos os caminhos do artista na procura incessante e bem-humorada das idiossincrasias dos portugueses – em cúmulo, dos minhotos – e os 44 anos que tem de contacto com Portugal, as suas gentes as suas cores, a sua gastronomia e a sua alma permitem-lhe conhecer os trilhos e a vida em português, dar-se bem com a adoção de Portugal como seu retiro final, aonde sempre regressou.

Só quem partilha, entende, aceita e veste a pele dessa alma portuguesa é capaz de interpretar a sua essência e sentir-se no dever de a defender. O que faz de forma vibrante, eu diria apaixonada.

Os contos finais, exclusivos desta edição, são a declaração final de que, mais do que redutoramente “só” alemão, o criador é um cidadão do mundo, assumidamente minhoto.”Armindo Vasconcelos

livro casa professor 1

Fedtke, escritor, estudou Direito, Administração de Empresas e Filologia, foi docente na Academia Alemã dos Advogados. Tem 120 publicações jornalísticas e de ficção em revistas e 20 livros publicados na área de Direito e Economia. Retrata a que é hoje a sua segunda terra.

Ontem, na casa do Professor foi apresentado, entre as melodias do fado, interpretado por umas das filhas do autor, Lysa Fedtke Ribeiro e com a companhia do Dr. Armindo Vasconcelos (autor dos prefácios de ambas edições do livro), da Dra. Ana Gomes (namorada do autor) e da Dra. Margarida Oliveira (advogada e amiga da família, que relata sua história também num dos capítulos do livro) esta maravilhosa segunda edição de Caminhada: Um Alemão em Portugal. Uma obra que não podes deixar passar.

Share on Facebook3Tweet about this on TwitterShare on Google+0

Be first to comment