Braga na trincheira da memória

A Fundação Bracara Augusta promove a Conferência “1ª Grande Guerra.100 anos depois. Da Neutralidade beligerante à Beligerância neutralizada (1914-1918)”, a realizar no dia 23 de outubro de 2014, pelas 21h30, no Auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga. O Prof. Doutor Armando Malheiro, Professor na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, será o conferencista.
Cartaz ConferênciaA exposição “Braga na Grande Guerra – memória visual a partir do Arquivo Aliança (1914-1918)”, comissariada pela Doutora Catarina Miranda Basso, será inaugurada no mesmo dia. Estará patente de 23 de outubro a 22 de novembro, no Átrio da Biblioteca. Com curadoria de Catarina Miranda Basso, a exposição reúne uma seleção de imagens fotográficas pertencentes ao Arquivo Aliança [Museu da Imagem/Câmara Municipal de Braga], realizadas na cidade de Braga, no período da 1.ª Grande Guerra. Para além de apresentar alguns episódios representativos da participação portuguesa no conflito que tiveram lugar na cidade de Braga, a exposição reúne uma extensa galeria de retratos dos combatentes da 1.ª Grande Guerra. Decorre, paralelamente à exposição, a iniciativa intitulada “Memórias de Braga na 1.ªGuerra”, que tem como objetivo a recolha de memórias que refletem o envolvimento da cidade no conflito. A partir da visualização da exposição, o público é convidado a participar na identificação dos retratados e na partilha de memórias associadas à época.
Relembrar a história – a história daqueles que partiram para a guerra e daqueles que ficaram – é fundamental para que se aprofunde o conhecimento do impacto da 1ª. Grande Guerra na vida da cidade de Braga.


Be first to comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.