Braga celebra Dia Mundial da Fotografia

Já dizia Ansel Adams que “Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao acto de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos“. A fotografia é uma das formas de expressão artística mais popular e acessível, todos nós temos a nossa visão única do mundo, mas nem todos somos fotógrafos. Todos olham, mas só alguns vêem. É nessa fronteira que se define o valor da fotografia, na capacidade de trazer ao caos alguma ordem, a capacidade de, como dizia Bresson “colocar na mesma linha, a cabeça, o olho e o coração“.

É pelo amor à fotografia que o grupo Ponto Fotográfico resolveu celebrar o seu dia mundial na cidade de Braga. A iniciativa para mobilizar a comunidade fez-se através da exposição “Fotografia na Rede”: amadores e profissionais foram convidados a tirar fotografias da cidade e a partilharem-nas nas redes sociais com a hashtag #diamundialfotografiabraga. O resultado está à vista na Rua dos Castelo, onde nos dias 16 e 19 de Agosto estão em exposição as fotografias tiradas por aqueles que aderiram à iniciativa. Uma excelente oportunidade para ver a cidade de ângulos e perspectivas diferentes do habitual.

 

fotografia na rede

“Fotografia na Rede” estará em exposição nos dias 16 e 19 de Agosto

A Praça da República recebe, por seu lado, outra iniciativa de peso. É lá que está instalada até dia 19 uma câmera pinhole gigante. Os visitantes são convidados a entrar e a ver a cidade duma perspectiva invulgar.

Das 10H00 às 19H00 no Café Viana decorrerá uma projecção de fotografias antigas de Braga, um projecto de António José Mendes e Eduardo Pires Oliveira. Esta é uma oportunidade única de fazer uma viagem no tempo através de registos fotográficos de outros tempos. A não perder.

A Igreja de S. Vicente não vai deixar passar a data em claro e, das 10H00 às 12H00 no dia 19 recebe a recriação fotográfica de 1857. Século e meio depois de um dos primeiros registos fotográficos de Braga (a vista da Torre sineira da Igreja de S. Vicente em 1857), os visitantes são convidados a repetir o registo, por isso não perca a oportunidade e dia 19 venha celebrar o dia mundial da fotografia! e não se esqueça da câmera!


Be first to comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.