Belief – da fé ao radicalismo

A religião não é aquilo em que se acredita, mas o modo como se vive. De todos os factores que moldam o comportamento humano, a crença religiosa é seguramente um dos grandes responsáveis por conflitos e alterações sociais desde o início dos tempos. Nascido numa cidade particularmente conhecida por ser um palco constante de conflitos religiosos, o fotógrafo Natan Dvir recolheu algumas das imagens em locais sagrados de Israel que atestam esta teoria. A complexidade da região, aliada a factores históricos, atritos sociais e religiosos e uma tensão bélica que dura há décadas fazem da cidade santa um cenário privilegiado para recolher testemunhos visuais que espelham na perfeição esta dura realidade que todos os dias nos entra pelos telejornais adentro.

Natan DvirMais do que uma série de fotos do conflito do médio oriente, Dvir consegue nesta exposição, uma visão multifacetada onde a fé é o denominador comum. De cerimónias religiosas, a experiências individuais dos habitantes da região, o fotógrafo prova que é realmente a crença religiosa a ter um papel determinante no quotidiano desta população.

Natan Dvir começou a fotografar em 2000. Foi aí que comprou a sua primeira câmera SLR e munido de um pequeno livro de fotografia comprado na Tailândia e de 50 rolos de filme se lançou numa viagem de sete meses que viria a constituir o trampolim para a sua carreira. Curiosamente, Dvir resolveu ser fotojornalista depois de ver uma exposição da World Press Photo em Tel Aviv em 1995. Cartier-Bresson e Eugene Smith continuam a ser duas referências inspiradoras no seu trabalho. Recebeu o MBA da Universidade de Tel Aviv e o mestrado em Fotografia da School of Visual Arts (NI), após o que passou a fazer parte do corpo docente do International Center for Photography (ICP). Sediado em Nova Iorque, fotografa por todo o mundo, representado pela agência fotográfica Polaris Images e foto galeria Anastasia

A exposição estará patente na galeria do salão medieval da Reitoria da Universidade do Minho até dia 31 de Outubro


Be first to comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.