Alunos da UMinho premiados por bonecos interativos

Dois alunos da Universidade do Minho venceram a categoria “Best Creative Showcase” na conferência internacional Advances in Computer Entertainment, com um projecto que desafia pessoas de todas as idades a serem o maestro de uma orquestra de bonecos. Luís Fraga e António Coelho estudam no mestrado em Tecnologia e Arte Digital e são investigadores do engageLab.

 

Cerimónia da entrega do prémio“Foi uma surpresa vencer entre tantos projectos extraordinários de todos os cantos do mundo; 70% dos participantes vieram do Japão e Coreia do Sul, onde há uma grande tradição em robótica e visão por computador”, diz António Coelho. O prémio foi entregue por David Cheok, professor da Universidade de Londres e guru mundial sobre relações humanas com robôs.

 

No projeto distinguido, intitulado Meet the Frumbles, os alunos da UMinho exploram o contributo da música e do humor enquanto facilitadores da relação entre pessoas e máquinas. Para o efeito, desenvolveram três robôs capazes de detetar os movimentos do utilizador. “Se a pessoa está distante ou numa postura passiva, os robôs-boneco encorajam a interação mandando piadas com sotaque nortenho carregado, como ‘Binde à orquestra!’ ou ‘Essa é a tua pose de engate?’. Mas se a pessoa fizer gestos coordenados, nomeadamente simular o uso da batuta, os Frumbles cantarolam. Mesmo sem perceber português, os japoneses adoraram!”, explicam António Coelho e Luís Fraga.

 

Luís Fraga e António Coelho - Frumbles“Qualquer pessoa pode tornar-se maestro ou maestrina e controlar esta orquestra pós-digital. É uma ideia para espaços públicos e que apela à interação de todos, as crianças gostam muito”, realçam. Por vezes, reforça-se ao vivo a vertente musical, com a presença de uma banda composta por contrabaixista, guitarrista e baterista. O projeto já foi apresentado em contexto artístico nos festivais Semibreve, Noite Branca, Guimarães noc noc, em contexto de demonstração tecnológica no Tecnet Business Camp, a convite da Microsoft, e na conferência académica ACE2014. O humorista Nilton e o músico Adolfo Luxúria Canibal também já experimentaram. O site oficial é frumbles.tumblr.com.

Sobre os autores

Luís Fraga, de 36 anos e natural de Braga, fez a licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática pela UMinho e frequenta o mestrado em Tecnologia e Arte Digital na UMinho. Trabalhou na Microsoft e é diretor criativo na iMobileMagic. António Coelho, de 43 anos e natural de Barcelos, é licenciado em Desenho e Design Multimédia pela Escola Superior Artística do Porto e mestrando em Tecnologia e Arte Digital na UMinho. É designer no Tripledesign Studio.


Be first to comment